LOGO MENU MATERNO

MENU

Search
Close this search box.

Porque não devemos amedrontar nossos filhos

Já parou para pensar o quanto as frases que são ditas na infância podem afetar nos medos, inseguranças e traumas das crianças, muitas vezes, até na vida adulta? O quanto a maneira como lidamos com determinadas situações podem interferir na formação do ser humano?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muitas dessas frases e comportamentos são tão naturais e culturais que nem nos damos conta. Abaixo listamos algumas frases que podem ser evitadas na criação dos pequenos:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Não vá ali que tá escuro”: Nem precisamos dizer que pode desencadear um medo de escuro no seu pequeno, né? Não é legal, é um medo desnecessário, até porque as coisas não mudam ao apagarmos a luz do quarto e quando dormimos no escuro, produzimos melatonina, o que faz temos um sono muito melhor e reparador.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Se você não se comportar, vou te levar para tomar injeção”: Por favor, não façam isso! Ao longo da vida, essa criança e até mesmo quando se tornar adulto, terá algumas vezes contato com agulha e tomará umas picadinhas, seja para vacina, exames de sangue e etc. Então nunca coloque o médico ou esse procedimento como castigo, porque não é o caso, faz parte da rotina de saúde de todos nós.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Não fez mais que a obrigação, você só estuda”: Já pensou quantas coisas que até mesmo nós adultos, temos obrigação de fazer e ainda assim não cumprimos tudo? Pois então, as pequenas conquistas, mesmo que sejam “obrigação” também devem ser reconhecidas, isso refletirá em um ser humano mais motivado em cumprir suas tarefas, metas e certamente mais seguro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esses são somente alguns exemplos. É importante sempre termos cuidado com o que falamos para criarmos com carinho para que se tornem crianças e adultos confiantes.

Compartilhe